Cotonete on Facebook!!!

Cotonete Records | Tel. 258 82 4471440 | MSN/Email: Cotoneterec@gmail.com | Maputo - Moçambique


sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Azagaia considerado figura do ano

O Canal de Mocambique, um jornal online (tambem com edicao via fax, creio eu), considerou o rapper do colectivo Cotonete Records, ou seja, Azagaia como uma das duas figuras do ano. O trecho a seguir foi extraido parcialmente do site do Canal de Mocambique, quem quiser ler o materia completa, entre neste link http://www.canalmoz.com/ ou clique AQUI.

(Ja agora, quero so salientar, que ficamos ontem surpresos ao ver a letra da mais recente musica do Azagaia, isto e, a letra da musica OBRIGADO PAI NATAL que lancamos as 0:00H do dia 25 do corrente mes, em exclusivo no nosso site, na seccao CULTURA da ultima edicao do Jornal Savana. Nao estavamos a espera de tanto, isso e sinal de que estamos a despertar atencao e estamos de uma ou doutra forma a fazer a nossa mensagem passar... Obrigado!!!)


Aproveitamos o momento para agradecer ao Canal de Mocambique por esse notavel reconhecimento.

FIGURAS DO ANO 2007

Parque Nacional da Gorongosa e Edson da Luz vulgo AZAGAIA

Maputo (Canal de Moçambique) - As figuras do ano são uma praxe na Imprensa. No «Canal de Moçambique» resolvemos repartir por duas figuras a nossa escolha do ano que está prestes a findar e no qual esta é a nossa última edição. Trata-se de duas figuras que pelo seu desempenho fizeram ver ao mundo que em Moçambique há mais vida para além do que se possa pensar. Elegemos o Parque Nacional da Gorongosa e o «rapper» moçambicano Azagaia, de seu nome próprio Edson da Luz.


Edson da Luz ou simplesmente AZAGAIA, esse jovem talentoso da Namaacha, elegemo-lo pela sua irreverência crítica e incontornável rebeldia que foi este ano para muitos de nós uma referência do que este país carece para que não se acomode no fausto de poucos e miséria de muitos.
Elegemo-lo por reconhecermos nele o que vai faltando a muitos, sobretudo jornalistas, que embora com os factos debaixo dos seus narizes preferem calar-se.
Azagaia é, tornou-se, fez-se a si próprio uma referência da juventude. Vai dizendo a cantar o que muitos querem ofuscar com estatísticas e números enganadores num País em que os que mais fizerem por ele continuam iludidos, deitando as suas faces dia após dia sobre a miséria que lhes destinaram.
E o povo apenas pede transparência
Queremos uma auditoria nos ministérios e presidência
Um levantamento de bens e orçamento
Os zeros no vencimento
Pra combatermos a pobreza vamos combater o enriquecimento
Baixem o salário dos deputados
Directores e ministros
E essas regalias dos Mercedes e subsídios
É tanto luxo, no meio do desemprego e do lixo
Porque que num país tão pobre os dirigentes são tão ricos?
Declarem os vossos bens antes de assumirem as pastas
Ao povo o que é do povo”, cantou ele este ano.
Edson ou simplesmente AZAGAIA não se acobardou. Pelo exemplo de coragem, aqui fica a nossa homenagem para que sirva de exemplo a tantos que podem dar o que ele dá e até muito mais a este nosso país comum e preferem calar-se esperando apenas que os outros resolvam os nossos problemas enquanto nós esperamos apenas que a árvore cresça e dê frutos. Elegemos Edson da Luz pelas luzes que ele acendeu este ano com o seu espírito de AZAGAIA. Bem hajas nosso respeitado guerrilheiro de sentimentos!!!

(Canal de Moçambique - 2007)

Um comentário:

Carlos Serra disse...

Azagaia é uma das 5 figuras do ano no meu blogue. Cumprimentos.