Cotonete on Facebook!!!

Cotonete Records | Tel. 258 82 4471440 | MSN/Email: Cotoneterec@gmail.com | Maputo - Moçambique


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Azagaia decepciona-se com a TVM

NÃO TIRO O CHAPÉU PARA A

TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE

Era Segunda-Feira 9 de Junho se não me falha a memória. Estava eu a caminho da minha humilde casa depois de um longo e exaustivo dia de trabalho. Plantado numa das paragens de “chapas” da nossa maravilhosa cidade de Maputo, pronto para enfrentar a terrível batalha diária habitual naquela hora, recebo uma chamada dum número desconhecido mesmo no momento em que finalmente consigo empuleirar-me nas costas do cobrador. Atendo logo de seguida, e para o meu espanto era o apresentador do programa Moçambique em Concerto, programa este que vai ao ar todos os Domingos no canal da nossa bem-amada Televisão de Moçambique.

Gabriel Júnior, muito amavelmente dirigiu-se a mim e formulou um honroso convite para ir ao Moçambique em Concerto no Domingo que se seguia. Bem...estava naturalmente espantado. Nunca tinha imaginado, nem nos meus sonhos mais molhados, receber um convite para uma tão excitante participação naquele famigerado programa televisivo, porque como devem imaginar, eu e o Estado Moçambicano não morremos de amores um pelo outro (a nossa novela já vai a muitos capítulos) e a TVM é um canal controlado pelo estado. Portanto, embora fosse desejo de alguns compatriotas a minha ida aquele programa, cá entre nós, era mais fácil a galinha criar dentes que eu ir parar ali.

Facto é facto, convite recebido, convite aceite. O Gabriel Júnior, de seguida sugeriu que nos encontrassemos antes da minha ida ao programa, encontro esse que aconteceu na Quarta-Feira. Ele falou-me das questões que iria colocar-me e das músicas que gostaria que eu cantasse. Interessante é que o Gabriel não pressionou-me de forma alguma para que eu não fosse eu. Disse que sabia que a minha imagem iria dividir opiniões, mas como o seu programa tem (ou tinha) um carácter imparcial, ele estava disposto a correr o risco, que já tinha autorização da directora de programas e que estavam todas as condições criadas para a minha ida.

O Gabriel Júnior tinha uma nobre intenção, segundo ele, mostar a sociedade moçambicana que o músico Azagaia não é só o crítico, mas também alguém que sonha, chora, ri, apaixona-se e fala sobre isso nos seus temas. Para isso sugeriu que um dos temas que eu cantasse fosse o romântico “Ni ta ku fonela,” (faixa nº 9 do álbum Babalaze) tema que ele tem como um dos seus preferidos, e o meu lado crítico seria espelhado pela música “As Mentiras” (faixa nº 4 do álbum Babalaze) .

Chegados aqui, é altura de falar-vos do surpreendente (será?). Qual é o meu espanto quando na Sexta-Feira da semana que eu supostamente iria ao Moçambique em Concerto, a noitinha, liga-me alguém que dizia ser da TVM e produtor daquele programa informando-me que infelizmente eu já não poderia ir naquele domingo ao programa por motivos que nem ele soube explicar claramente. Mas deixou aberta a possibilidade de eu lá ir na edição seguinte. Desliguei o celular, e de seguida mandei uma sms para o Gabriel Júnior a exigir que pelo menos fosse ele a “desconvidar-me”. O apresentador respondeu-me dizendo que também estava espantado com o sucedido, mas que eu não deveria preocupar-me pois tudo iria dar certo.

Domingo, vejo outro artista no meu lugar, ligo para o Gabriel Júnior e ele diz-me o seguinte: “Desculpa mano, por não ter te ligado antes, mas o que aconteceu é que, um dos vários administradores da TVM que devia dar a permissão para tua ida ao programa, depois de já ter passado duas vezes o spot publicitário a anunciar-te, exigiu que se cancelasse a pubilicidade e a tua ida, porque diz que não foi consultado. Mas não te preocupes, Segunda-Feira faço uma carta especialmente para ele, anexo a autorização da directora de programas e entre Segunda e Terça-Feira ligo-te a confirmar a tua ida ao programa no próximo Domingo.

Segunda-Feira passou, Terça-Feira passou, Quarta-Feira passou, Quinta-Feira também passou e na Sexta-Feira, data em que escrevo esta carta, oiço dizer que já está passar na TVM a publicidade da ida de outro músico ao Moçambique em Concerto, não eu. Bem, o Gabriel Júnior não me ligou ainda, hoje sexta-feira dia 20 de Junho de 2008 e francamente duvido que ele ligue, acho que já não adianta mesmo, embora um simples pedido de desculpa não faça mal a ninguém.

Dos factos a análise: O tal administrador não autorizou a minha ida ao programa e nem teve conhecimento dela durante os 5 dias úteis da semana, viu a publicidade pela televisão onde trabalha e mandou cancelar por falta de conhecimento. De Sexta-Feira para Domingo, a TVM conseguiu arranjar outro músico para ir no meu lugar, conseguiu o conhecimento e a autorização do tal adimistrador, coisa que não conseguiu em 5 dias úteis da semana para o meu caso. Mesmo que este estranho facto fizesse algum sentido, porquê não fui convidado para o programa da edição seguinte conforme o prometido? Será este programa é realmente merecedor do selo “made in mozambique”? Serei eu estrangeiro do meu próprio país? Será isto censura? Não basta não passarem os meu video clipes? Não me atrevo a responder a tais perguntas, senão ainda corro o risco de ir parar na Procuradoria da Cidade pela segunda vez, quem sabe acusado de defamação e calunia, nunca se sabe! Bem, menino queixoso que sou, venho dizer, mesmo fora do programa: NÃO TIRO O CHAPÉU PARA A TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE E PARA TUDO QUE ELA REPRESENTA.

Mano Azagaia

11 comentários:

Avid disse...

Lol... Surpresas que nao acabam... Mas, bem pensado, ate que razao nao lhe falta. O chapeu e dele...
Bjs meus

Nelson disse...

Nossa televisão...
Tretas!!!!

Anônimo disse...

olha aza, eu condeno o facto de o Gabriel nao ter te informado que serias substituido por outro musico no programa.

E sem duvida nenhuma ele deve-te um pedido de desculpas ou quem sabe uma indeminizacao pois sei que ele possivelmente possa ter te desprogramado, nao so psicologicamente mas tambem em cenas que poderias ter programado para a hora do programa.

Mas infelismente tenho que descordar contigo quando duvidas que o programa merece o selo "made in Mozambique.

- O musico que substituiu-te nao eh Mozambicano?


Tunes_am

Anônimo disse...

Pois e, Tunes_am

Eu percebo o aza sim, a questao esta no seguinte. Para o aza ir a TVM e preciso ter aval dos administradores, e isso nao conseguiram nos 4 dia uteis (de segunda a quinta), e ateja tinha passado a publicidade por 2x. E de sexta para Sabado conseguiram o aval para ir um outro artista. Sera que so o aza precisa do aval para ir a tvm ou todos os musicos precisam?
Se for so ele que precisa entao ha uma descriminacao, entao o programa nao e totalmente igual para todos mocambicanos, logo... (pensa cabecinha).

Roberto I.

Anônimo disse...

a intenção do gabriel foi boa mas como ainda temos algumas mentes ortodoxas ...




enfim é o país da marrabenta!!

Anônimo disse...

Eu acho mal o procedimento do Administrador do programa, Mas força ai mano nao vamos estar com tretas pos.

Nelson disse...

Azagaia eu acho que assim que voltares de Portugal tens que botar essa historia a limpo. os teus direito foram violados e num podes apenas choramingair aqui no blog. Vai la na TVM fala cum Gabriel... Mostra que tu tem tomates nao so no cantar as coisas. Quero ver isso ou vou acreditar que cao que ladra num morde...

Anônimo disse...

Aza non tem nada kir armar barraco na TVM ou caracas pa mostrar k tem tomates. Ele ja vos trouxe in loko too o mambo que aconteceu agora e so deixar a cena rolar e kem t direito reagir...

Ulisses

Danelbe Wasily disse...

Mano Azagaia, eu sou o teu fã,tinha de facto já programa pra te ver e ouvir-te, tal facto que náo aconteceu. Sinto muito pela merda que aconteceu contigo.
Esse país nunca quis a verdade e é sempre dificil viver num país feito Moçambique.
O importante é saber que o povo está contigo... juntos lutaremos.

Miguel disse...

até q a morte nos separe mano AZA!

Anônimo disse...

Fala e Escreve Osvaldo Isabel (podem chamar me d Nato), mas quero dizer k estou decepcionado com a TVM, mas pa ser sincero eu ja xperava essa atitude... Daquela tv, eu xpero tudo menos nada. Facto comprovado, o Governo tem medo da verdade... Mano azagaia o povo xta cntg... A verdad xta cm a maioria... O povo e o mano tem amores um para cm o outro. Piss