Cotonete on Facebook!!!

Cotonete Records | Tel. 258 82 4471440 | MSN/Email: Cotoneterec@gmail.com | Maputo - Moçambique


quarta-feira, 7 de julho de 2010

BARAO DO HIP HOP - AZAGAIA

LEVA RITMOS E REBELDIA SOCIAL A DINAMARCA

O polémico músico Azagaia vai à Dinamarca, desta vez não apenas para cantar, mas também para dar os seus préstimos em questões relativas à sociedade, geralmente abordadas na música. O convite ao músico foi feito pelo Centro Cultural Dinamarquês Svanekegaarden.

Azagaia vai participar em festivais e workshops a acontecerem na Ilha de Bornholm e na capital Copenhaga. Para além de tomar parte nesses workshops, o músico será orador principal de um dos temas que vão nortear a agenda desses encontros. Aliás, “Aza” vai falar da sua experiência na abordagem das questões sociais na música, no contexto africano. Na sua alocução, vai percorrer a sua carreira musical e falar de como o hip-hop pode ser usado como meio de difusão de mensagens positivas.

Não é primeira vez que o rapper participa em workshops fora do país, tendo, ano passado, estado num evento do género em Cabo Verde, uma experiência que diz ter sido muito boa, na medida em que tinha um círculo de abordagens sobre os direitos humanos, onde se juntaram vários países para discutirem sobre o tema. Nesse “meeting”, Azagaia deu a sua contribuição sobre como ser activista dos direitos humanos através da música.

Na Dinamarca, Azagaia vai actuar nos festivais Fairtrad e Raw. Numa das sessões, o moçambicano vai juntar-se ao pianista clássico dinamarquês Markus Kreul. Estes eventos vão decorrer de 16 de Julho a 8 de Agosto. Para além da música, as artes plásticas estarão representadas por Xerinda.

Azagaia, sempre atento aos factos correntes na sociedade, lançou recentemente uma música espelhando um dos casos que inquieta a sociedade moçambicana, a questão do tráfico de drogas.

Apesar de não citar casos concretos nem nomes na sua letra, procura chamar atenção ao risco que se pode correr quando se mantém o silêncio. “Tinha que falar, porque não houve muita reacção. senti muita resistência por parte da sociedade civil”, disse, referindo-se ao tema “Arriii!!!”, cuja letra publicamos nesta página.


Fonte: Jornal O PAIS de Quarta Feira, dia 07.07.2010

2 comentários:

Rosa Chipenembe disse...

interessante

Márcio Silva disse...

Quando a pessoa se faz escolhido para lutar em pró da liberdade, recebe do maior libertador a recompensa... Bem haja Azagaia.